4 de fevereiro de 2011
Categories:
Dezenas de milhares de cipriotas-turcos manifestaram-se, sexta-feira, contra as medidas antipopulares impostas pela Turquia no território ocupado em 1974. De acordo com a plataforma que convocou a jornada, composta por cerca de 30 sindicatos, mais de 40 mil pessoas participaram na marcha em Nicósia, e a adesão à greve no Norte da ilha foi massiva, paralisando todas as actividades.
Em causa está a imposição da redução dos salários na Administração Pública até 40 por cento e um novo pacote de privatizações, no âmbito do qual as autoridades turcas pretendem alienar as empresas de telecomunicações e de fornecimento de energia eléctrica, e a maior universidade local.
Os participantes denunciaram ainda os aumentos nos preços dos bens essenciais, a vaga de despedimentos e os impostos aplicados, por exemplo, sobre as reformas e pensões.
Muitos dos participantes levaram ainda tarjas contra a ocupação turca, o que provocou a ira do primeiro-ministro delegado por Ancara, Irsen Kucuk, que os acusou de revolta contra a soberania da Turquia.
Publicada por
Angelo Nascimento
Artigos relacionados
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Nenhuma resposta para "Cipriotas-turcos pararam território"
Enviar um comentário
Obrigado por participar neste blogue. O seu comentário será publicado o mais rapidamente possível.