
O conjunto de medidas em implementação sob a capa de resposta à situação financeira do país agrava a situação social na região e a economia regional.
O volume de desempregados atinge a maior cifra de sempre e tenderá a subir se não forem adoptadas medidas urgentes de resposta à situação. O PS mente quando diz que o PCP não tem propostas. Há muito que o PCP tem vindo sucessivamente a apresentar propostas, sejam de âmbito nacional, sejam de âmbito regional.
A coligação PS/PSD tão expedita na definição de medidas para sobrecarregar os trabalhadores, os reformados, os micro, pequenos e médios empresários, não conseguiu uma (só uma) medida para relançar a economia. De que fala então o PS regional quando fala de investimento? De que falam ambos – PS e PSD – quando falam de estratégias? A única estratégia que se conhece de há muito e que agora mais uma vez foi posta em prática, é a estratégia de proteger os grandes grupos económicos, o capital financeiro, e sacrificar quem vive do seu trabalho; é a estratégia do silêncio face aos inúmeros casos de não pagamento de salários por parte do patronato da hotelaria no Algarve; é a estratégia de manter um rumo para a região que abriu falência; é a estratégia das câmaras municipais PS e PSD aumentarem de forma brutal inúmeras taxas; é a estratégia de manifestarem solidariedade aos trabalhadores da Alicoop no Algarve, mas em Lisboa tudo continuar penosamente a arrastar-se.
A única e mais útil estratégia que podia servir o Algarve é a de que falassem verdade e essa tem sido uma impossibilidade.
O aumento do IVA agrava a situação de centenas de micro, pequenos e médios empresários, quadro este ainda mais relevante para os que se localizam em concelhos transfronteiriços. Para além de o IVA ser justamente considerado um imposto “cego” é chocante que a artigos de uso relevante seja aplicado um IVA de 21% e a artigos não necessários seja aplicado um IVA de 6% (por exemplo: a pepsi cola tem um IVA de 6% tal como o pão, o arroz, etc, uma vergonha. Um protector solar um IVA de 21% e depois fazem alertas sobre os raios UV? Uma hipocrisia).
Se olharmos ao IRS verificamos que quem mais rendimentos aufere, menor % de aumento sofrerá. Em nome de quê? Da denominada crise? Não! Em nome da protecção dos interesses de classe que servem.
O resultado destas medidas será o aumento generalizado do custo de vida.
Ao contrário do que repetidamente afirmam, existem todas as razões para lutar. Lutar contra o roubo nos salários; lutar por trabalho com direitos e pelo direito ao trabalho; lutar contra os abusos patronais; lutar pela dinamização do tecido produtivo; lutar por uma ruptura de esquerda para a vida nacional.
O secretariado da DORAL do PCP exorta os militantes comunistas a um empenhamento final na mobilização com vista à jornada de luta promovida pela CGTP-IN do próximo dia 29 de Maio.
25 de Maio de 2010
O Secretariado da DORAL do PCP
Nenhuma resposta para "PS e PSD agravam a situação social no Algarve"
Enviar um comentário
Obrigado por participar neste blogue. O seu comentário será publicado o mais rapidamente possível.