7 de março de 2010

Herói de Abril

Categories: , ,

José Inácio da Costa Martins, capitão de Abril, é um dos mortos envolvidos no acidente da aeronave em Montemor-o-Novo, além de Costa Martins, 72 anos e coronel da Força Aérea, o acidente do aparelho provocou ainda a morte a José Alberto Sousa Monteiro. Meu primo em segundo grau, foi sempre uma das pessoas que sempre admirei ao longo da minha vida.

Nascido em Messines, Silves, em 1938, Costa Martins participou no comando das forças que tomaram de assalto o Aeroporto da Portela (Lisboa) e o Aeródromo Base nº1 de Lisboa. António Spínola convidou-o, a 31 de Maio de 1974, a desempenhar as funções de membro do Conselho de Estado, tendo mesmo chegado a Ministro do Trabalho nos governos seguintes. Devido às suas crenças politicas, as forças de direita já em crescendo trataram de o maltratar, humilhar, tendo-o acusado de desvio de fundos. Foi por isso obrigado a exilar-se no estrangeiro. Depois de reconhecida a sua inocência e ilibado das acusações ignóbeis contra si aventadas, voltou ao seu País e foi reintegrado nas forças armadas com a patente de Coronel.

Mas nem na hora da sua morte os salazaristas bafientos e a reacção o perdoam.

Artigos relacionados

1 comentário:

  1. As minhas sentidas Condolências à Familia.
    Hoje, mais do que nunca, é preciso honrar a memória do valoroso Capitão de Abril, José Inácio da Costa Martins.
    Por mais que os Fascistas e seus esbirros tentem denegrir e destruir a imagem de um Homem que viveu e lutou pela Liberdade e Democracia, não o conseguirão!
    O saudoso Capitão de Abril, e o Ministro do Trabalho que esteve sempre ao lado do Povo, será para sempre lembrado e venerado.
    B. Rodrigues

    ResponderEliminar

Obrigado por participar neste blogue. O seu comentário será publicado o mais rapidamente possível.