O projecto da municipalidade de Moscovo para instalar cartazes para glorificar Josef Estaline, tendo como motivo o 65º aniversário da vitória sobre os nazis e a derrota de Hitler, reavivou na Rússia a polémica sobre o dirigente soviético.
Dez cartazes com o retrato de Estaline serão instalados “a pedido de ex-combatentes“ nos lugares onde estes se reúnem no dia 9 de Maio: a Praça em frente do Teatro Bolshoi, em pleno centro de Moscovo, assim noticiou na quinta-feira Vladimir Makarov, presidente do Comité para a publicidade do município da capital da Rússia.
O actual líder do Partido Comunista da Rússia, Guennadi Ziugánov, saudou a iniciativa de engalanar a ruas de Moscovo com faixas com o retrato do dirigente soviético, Josef Estaline e com informações sobre o seu papel na II Guerra Mundial.
“Se as autoridades moscovitas tomam a decisão, isto não só será indiscutivelmente acertado, mas também corajoso” afirmou o máximo dirigente comunista sobre esta proposta com o motivo do 65º aniversário da vitória sobre a Alemanha nazi, que se celebra no próximo dia 9 de Maio.
Ziuganov acrescentou que ao promover a iniciativa, pela primeira vez nos últimos vinte anos, as autoridades “deixaram de lado a hipocrisia de felicitar os russos pela festa da vitória, esquecendo de referir aquele que foi o máximo dirigente da URSS, sob cuja direcção se logrou esse triunfo.”
“Finalmente há que ser honesto, e reconhecer, informando deste facto, sobretudo as gerações mais jovens, que essa grande vitória teria sido impensável sem Estaline (...) e a unidade do povo soviético” sublinhou o líder comunista em declarações à agencia Interfax.
Qualificou de “absoluto disparate” as afirmações de que precisamente Estaline foi culpado de que as perdas humanas da União Soviética tenham superado as baixas da Alemanha nazi.
“As afirmações de que sacrificamos na guerra a vida de 27 milhões de cidadãos soviéticos, enquanto que por parte dos alemães foram menos, é um absoluto disparate”, assinalou ele.
Acrescentou que “as baixas nos exércitos alemão e soviético foram equiparáveis quanto à sua dimensão”.
“Muitos milhões dos nossos cidadãos civis foram aniquilados precisamente pelos fascistas", sublinhou ele.
Assinalou que todas as actividades dos comunistas a propósito do 65º aniversário da vitória reflectem o papel do líder soviético e informou que está a preparar um ensaio que tem por título “A época de Estaline em números, factos e conclusões”.
Fonte: http://socialismo-solucion.blogspot.com/2010/02/moscu-instalara-carteles-en-homenaje.html (original em espanhol)
26 de fevereiro de 2010
Categories: Efemérides, Estaline, Internacional
Publicada por
Angelo Nascimento
Artigos relacionados
Efemérides,
Estaline,
Internacional
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Nenhuma resposta para "Cartazes de homenagem a Estaline em Moscovo"
Enviar um comentário
Obrigado por participar neste blogue. O seu comentário será publicado o mais rapidamente possível.