12 de janeiro de 2010

Os milagres da regionalização

Categories: , , , ,


O presidente da Câmara Municipal de Portimão, Dr. Manuel da Luz, faz no seu artigo de opinião no Correio da Manhã, "Quintas do Algarve" de 11-01-10 um imprevisto "mea culpa" e uma assunção de incompetência por parte de quem dirige os destinos das autarquias do Algarve. Ora, como responsável por uma da maiores Câmaras da região, será também ele um dos protagonistas responsáveis pela continuadas politicas de monocultura turistíca e delapidação do tecido empresarial, nomeadamente das pequenas e médias empresas que têm sucumbido ao monópolio da grandes superfícies comerciais que ele tem ajudado a instalar-se na região.

No seu artigo, descreve a década que terminou como uma oportunidade perdida para o Algarve, porque a região tem ignorado os tãos proclamados desafios do Séc. XXI, e mostrou-se incapaz de gerar mudanças, o que evidenciou e fez sentir cada vez mais os seus problemas estruturais.

Refere ainda o modelo de turismo excessivamente sensível às flutuações dos mercados emissores e um tecido empresarial pouco sustentado, para além de uma plataforma politica desconcertante, marcada pela dispersão de competências e ausência de liderança, em suma, um sistema económico e social altamente fragilizado e pouco autónomo.

Mas neste caso, a culpa não morre solteira, pois ao tentar sacudir a água do capote, diz que somente a regionalização pode constituir o ambiente favoravel à mudança (como se a regionalização fosse uma varinha mágica que transformasse incompetentes e ineptos em lideres carismáticos e de carácter).

Apetece perguntar: onde andou todos estes anos?

Artigos relacionados

Nenhuma resposta para "Os milagres da regionalização"

Enviar um comentário

Obrigado por participar neste blogue. O seu comentário será publicado o mais rapidamente possível.